Lifestyle

O Sono nosso de cada dia X Insônia! Como acabar com esse problema?

Oi Gente,

Tudo bem?

Sempre gosto de compartilhar aqui apenas as coisas que cercam a minha realidade. E na minha realidade a insônia bate ponto todos os dias ou melhor noites.

Gosto de compartilhar também, as práticas que faço para solucionar os “problemas” dos temas que trago aqui, e hoje trouxe esse tema polêmico, que gera muitos transtornos na vida das pessoas.

 

Você se sente fraco? Esquecido? Não consegue pensar direito? Calma! Isso são sintomas de uma noite mal dormida!

 

Mas.. e quando todas as noites são mal dormidas? Ai nós temos um problema…

O sono ocupa 1/3 de nossa vida, dormir é o momento que nosso corpo e nossa mente tem para descansar e repor nossas energias, no momento que dormimos nosso organismo faz vários reparos em nossos órgãos vitais, e elabora também substâncias hormonais e celulares.

Mas quando a insônia entra em cena, todos esses processos são dificultados, o que causa irritabilidade, cansaço, falta de memória, perda de concentração, sonolência diurna, fraqueza, e em casos extremos eleva a probabilidade de hipertensão, diabetes e obesidade.

Agora um fato pra piorar tudo isso, acredita-se que as mulheres tenham predisposição genética a esse distúrbio.

Nós mulheres somos em maioria quando o assunto é insônia, outro fator contribuinte são as alterações hormonais que temos ao longo do dia, seja na TPM, gravidez, pós parto e menopausa. Somando tudo isso as preocupações diárias com casa, trabalho, estudo e família podemos adquirir ainda outros problemas como ansiedade e estresse. 

Alguém ai se identificou? Comigo todos esses fatos ocorrem.

De uns dois anos pra cá tenho insônia regularmente, posso acordar cedo ou tarde não muda nada, sinto minha memória terrível, quem me conhece ou vive comigo sabe que vivo falando que sou “caduca”, esqueço tudo, absolutamente tudo, aonde guardei coisas importantes, senhas, datas de compromissos. 😦

Mas de uns tempos pra cá, tomei uma atitude, com o pensamento firme, cheguei a algumas conclusões:

  1. Não vou deixar essa insônia me dominar
  2. Sou muito nova para ser tão esquecida, (ninguém merece isso, independente de idade, não me entendão mal)
  3. Não quero prejudicar meu corpo e minha vida por falta de dormir (logo dormir que é algo que amo tanto)
  4. Preciso adotar novos hábitos, para contornar essa situação!

E foi assim que comecei a mudar minha vida e minha rotina! 

Confira as dicas que adotei:

  • Evite cochilar durante o dia,
  • Exercite-se! Mas cuidado, fazer exercícios físicos próximo da hora de dormir, lhe deixa alerta e prejudica seu sono,
  • Crie sua rotina do sono, estabeleça horários para jantar, descansar da janta e fazer o ritual do sono,
  • Cuidado com o jantar! Faça refeições leves, assim você não ficará pesado e logo o sono vem,
  • Organize-se! Não deixe para planejar o dia seguinte quando estiver em sua cama, se fazer isso o sono irá lhe abandonar!
  • Evite celular e televisão quando estiver deitado(a), a claridade e as coisas que você venha a ver irão pregar sua atenção e ai esqueça o sono, (ESSE MAL AINDA ME PERTENÇE! CONFESSO! #TÓPICOSINCERÃO)
  • Deite feche os olhos e mentalize coisas boas!
  • Prepare o ambiente¹: Colchão e travesseiros confortáveis são fundamentais para seu corpo relaxar e cair no sono,
  • Prepare o ambiente²: Um quarto agradável, escuro e silencioso pedem aquele soninho gostoso né!

Se mesmo assim você não conseguir dormir, vale a pena levantar, e pegar um livro (jamais celular e TV) ler um pouco tomar um chá quentinho e tentar relaxar.

Infelizmente não tem mágica! É um processo de reeducação e persistência. Evite ao máximo medicamentos para dormir, eles irão funcionar no começo mas são viciantes e logo você precisará aumentar a dose e ninguém quer se entupir de remédios pro resto da vida né! 

*Nenhuma dica substitui a ajuda de um profissional! Se persistirem os sintomas, procure um médico, e caso você necessite de medicamentos, desde que indicado por seu profissional, tome! É para seu bem!

Vale lembrar também que o remédio que a vizinha ou a amiga tomou e pra ela funcionou, pode não funcionar pra você, então não dê bobeira! Isso é muito perigoso!

Eu estou dormindo muito melhor,depois que estou praticando esses novos hábitos, há dias que tenho recaídas, mas é notável melhoras em meu corpo e mente. 

Persista e não desista! Viva dormindo bem!

 Ame-se!

 

O sono é essencial e imprescindível para uma boa qualidade de vida. Vida sem qualidade é vida sem sono. Vida sem sono é vida sem sonhos. Sonhos de hoje e realidade no amanhã. Pense nisso!”

Dr Maccleiton Gehlen

Referência de Imagem: Internet / Edição: Janaina Andrade


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3 comentários em “O Sono nosso de cada dia X Insônia! Como acabar com esse problema?”

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