Lifestyle

Série: Quero ser blogueiro – Ponto de Partida

Oi gente tudo bom?

Fui convidada para um projeto muito bacana, de autoria da minha amiga Rai, lá do Blog Rainara Carolina, nesse mês de maio todas as sextas faremos posts com dicas para quem deseja ter o seu próprio blog, dicas de como começar, para onde ir, quais os passos tomar para chegar num resultado legal e satisfatório e também dicas de como levar o blog, truques e programas para ajudar a manter tudo em ordem.

É muito provável que essa série se extenda, e não acabe em Maio, pois o objetivo é passar muitas informações e dicas pra quem deseja ser blogueiro

Meu blog está hospedado na plataforma WordPress, então aqui você verá, dicas para essa plataforma, caso deseje iniciar seu blog no blogger/blogspot clique AQUI e conheça as dicas exclusivas da Rainara.

O ideal é antes de qualquer ação você acompanhar a série ler sobre as duas plataformas, ver qual faz mais o seu estilo e decidir pra qual das duas você irá partir.

Agora chega de rodeios e vamos ao que interessa…


PONTO DE PARTIDA

Bom, antes de escolher plataforma, layout, cor, e coisas bonitinhas é necessário voltar um pouco e analisar alguns pontos:

  • Por que quero ter um blog?
  • O que quero falar para as pessoas?
  • Como quero falar com as pessoas?
  • Qual será o ramo do meu blog? (Maquiagens, literatura, games, outros…)
  • Qual nome meu blog vai ter? (Um nome fantasia ou meu nome? Esse nome expressa o que eu quero?)

Tendo isso em mente, analise ainda: gosto desse tema, sei falar sobre ele, gosto de escrever ou prefiro gravar, desse modo você irá começar seu projeto, muito mais seguro e com os “rumos” definidos.

O Brainstorming:

Quando fui iniciar meu blog, a primeira coisa que fiz foi rabiscar em uma folha, tudo o que eu estava pensando, os temas que eu abordaria, como eu queria posicioná-los na página e os detalhes que eu gostaria que ele tivesse, e acho que essa foi a parte principal para o próximo passo.

Escolhendo a Plataforma:

Depois dos esboços prontos e com tudo previamente definido, já sabia o que eu gostava e o que eu não queria, fiz registro em várias plataformas, experimentei o WIX, mas confesso que achei ele muito pesado, experimentei o UOL mas não achei nada atrativo pois possui poucos recursos, experimentei o Blogspot e lá tive uma surpresa, como loguei com minha conta Google encontrei guardadinho um projeto de blog que fiz quando eu tinha uns 14 anos (afinal, sempre quis ser blogueira) um blog sem pé nem cabeça, pois naquela época não conhecia muito esse mundo, nem tinha idéia de onde começar, e simplesmente queria ter um blog, conclusão com zero inscritos e nenhum post, exclui rapidamente aquele projeto, já pensou, nem me lembrava que ele existia. (rsrsr)

No blogspot fiz um esboço do que eu queria, mas acabei não gostando muito,  achei meio complexo e estava buscando algo mais prático, hoje vejo que não é assim um bicho de sete cabeças, inclusive vejo vários blogs lindos no blogspot como é o caso do blog da Rai.

E por fim fiz registro no WordPress, e me encantei achei super “bonitão”, fácil de mexer e editar, pois há várias opções de temas pré definidos, o que torna muito mais rápido na hora de montar o seu estilo.

Escolhi e agora?

A grande dica dessa etapa de definições é: Calma e persistência, não adianta fazer um blog correndo simplesmente para ter um, eu levei cerca de 1 mês para publicar meu blog, durante esse tempo dediquei várias hora do meu dia, pensando em um nome legal que transmitisse o contexto que eu queria, pesquisando se existia outro blog com esse nome, testando as plataformas que mencionei, e deixando cada detalhe do jeito que eu tinha planejado.

Por fim com tudo definido publiquei o Bugiganga Feminina, e essa é a etapa mais importante da vida de um blog a continuação, não adianta fazer um blog se você não tem facilidade de se dedicar a coisas que demoram a trazer um resultado, o segredo de um blogueiro é o amor por aquilo que faz, se você tem esse ingrediente, o resto flui e aos poucos tudo se ajeita.

Por hoje é isso, na semana que vem vamos colocar a mão na massa e ver o passo a passo de como registrar-se e montar um blog do zero na plataforma WordPress.

Se você chegou até continue acompanhando a série, muitas dicas preciosas estão por vir…

Obrigado por estar aqui!

Grande beijo e até o próximo post!


*Você conhece alguém que precisa receber essas dicas?

Então compartilhe esse artigo.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião, deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco.


Referência de Imagens: Internet
Edição: Janaina Andrade

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s